Oficina de Regência Orquestral

O curso visa:
• Contextualização histórica da atividade de regência instrumental.
• Aprendizado do Estudo e Preparação de uma partitura de orquestra ou de banda
• Estudo e prática da técnica básica de comunicação gestual.
• Aplicação da técnica gestual para a comunicação para o conjunto instrumental.
• Administração da obra em ensaios e concertos – técnica de ensaio.
• Visão geral da bibliografia básica de regência, além de seus tratados principais, bem como de assuntos relacionados, como os tratados de orquestração.

Público alvo:
Músicos instrumentistas ou cantores, professores de música e claro que regentes que estejam interessados em ter um outra visão da atividade. Basicamente interessados em regência instrumental.

Pré requisitos:

-Bom conhecimento musical: boa leitura musical, conhecimento básico de harmonia, análise e história da música.
-Não é necessário ter conhecimento específico de regência.

Datas

21/03, 25/04, 23/05 e 20/06/2020.
Investimento: 4x R$200,00.
Horário: 9h às 13h.

Dario Sotelo:
Regente da Banda Sinfônica e professor de regência de banda da Escola Municipal de Música de São Paulo. É o atual presidente da WASBE – World Association of Symphonic Bands and Ensembles, o primeiro latino-americano a ocupar essa posição. Formado em piano, violino e viola, recebeu seu título de mestrado em regência orquestral pela “City University” em Londres, como aluno de Ezra Rachlin. Criou e estabeleceu orquestras jovens em Tatuí, Belo Horizonte e São Paulo. Através do Conservatório de Tatuí realizou várias encomendas a compositores brasileiros, Mario Ficarelli, Ernest Mahle, Edson Beltrami, Hudson Nogueira e Ricardo Silva, realizando mais de 130 estréias mundiais.

Como regente vem atuando em vários países como, Hungria, Austrália, Alemanha, Inglaterra, Espanha, África do Sul, Colômbia, Uruguai, Costa Rica, Paraguai, Argentina e Taiwan. Estabeleceu e coordenou as I, II, IV e V edições da Conferência Íbero-Americana de Compositores, Arranjadores e Regentes de Banda Sinfônica. Estabeleceu e coordenou o Seminário Nacional de Regentes de Banda de 2013 a 2017. Organizou também a 1a. Semana de Composição para Banda, I e II Edições do Concurso National de Composição para Banda. Escreveu 5 espetáculos infanto-juvenis para projetos direcionados às escolas públicas. Foi Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra de Sopros Brasileira, conjunto que gravou 8 cds com obras brasileiras, e realizando 130 estréias mundiais das mesmas. Colaborou com a série norte-americana ‘Teaching Music Through Performance in Band’ volume 10.  Foi presidente da WASBE – Associação Mundial de Bandas Sinfônicas e Conjuntos de Sopros de 2017 a 2019, quando organizou e coordenou a Conferência Mundial da WASBE na cidade de Buñol-Espanha em 2019.

Agende uma aula