Nas aulas de Música em Grupo o aluno utiliza voz e instrumento para reproduzir, propor variações, desenvolver ideias musicais, improvisar, compor e participar de interpretações em grupo, aprendendo a perceber mais conscientemente a maneira como cada acontecimento musical toca sua sensibilidade.
As interpretações em grupo acontecem tanto no formato tradicional das práticas de conjunto quanto na forma de orquestra multifuncional. As práticas de conjunto são voltadas principalmente ao desenvolvimento da escuta e interação com outros músicos, tendo o instrumento escolhido como meio para a expressão musical individual e coletiva.
A orquestra multifuncional oferece a todos os alunos a oportunidade de tocar e se familiarizar com cada uma das funções musicais previstas – linha de baixo, melodia, acompanhamento rítmico, sequência de acordes, etc – explorando os recursos do violão e do teclado multi-timbral.
Ao contrário da orquestra tradicional, essa prática permite que cada aluno possa utilizar as características sonoras dos diversos instrumentos para compreender mais claramente as relações entre acontecimentos musicais simultâneos – o que lhe permite atribuir maior sentido à sua própria expressão.
Ao contrário da orquestra tradicional, essa prática permite que cada aluno possa utilizar as características sonoras dos diversos instrumentos para compreender mais claramente as relações entre acontecimentos musicais simultâneos e atribuir maior sentido à sua própria expressão.